Quadril: Saiba tudo sobre essa especialidade - Instituto Salute
Home » Conheça nossas especialidades » Quadril: Saiba tudo sobre essa especialidade

Na clínica ortopédica Instituto Salute você encontra especialista em quadril, que é responsável por cuidar e analisar qualquer alteração que envolva essa região, que é composta por três ossos: ísquio, púbis, e ílio, que juntos formam a pelve, da qual fazem parte o osso sacro e o cóccix, além dos sete ligamentos que formam a articulação da região.

Algumas das doenças relacionadas ao quadril são adquiridas devido a alterações dos ossos ainda na infância. Outras são desenvolvidas por processos inflamatórios no local, tais como a bursite e a artrite. Existem ainda os casos mais agudos, como nos casos de fraturas.

O paciente deve procurar uma clínica ortopédica especializada em quadril ao perceber qualquer alteração na região. Dentre alguns sintomas gerais que envolvem quadros de alterações físicas nesta área estão: a dor no local, o inchaço e a dificuldade de realizar alguns movimentos simples como sentar e levantar de uma cadeira.

Podemos citar entre as principais doenças que envolvem o quadril: artrite, artrose, fraturas por estresse, fratura no cóccix, luxação, tendinite e bursite.

Conheça mais sobre as doenças que envolvem o quadril

Sabemos que o quadril é uma das maiores articulações do corpo e permite movimentos, isolados ou combinados, em muitas direções. Sua estrutura óssea é composta pela cabeça femoral e pelo acetábulo. 

 

O acetábulo é formado pela junção de três ossos (ilíaco, ísquio e púbis) e tem parte de sua superfície interna recoberta por cartilagem, tecido especializado que possui características de baixo atrito para o fácil deslizamento das superfícies. 

 

O lábio acetabular é uma estrutura que contorna o rebordo ósseo do acetábulo e é responsável por auxiliar na estabilização articular e na distribuição adequada da pressão sobre a cabeça femoral e o acetábulo.

 

Toda a articulação do quadril é envolvida pela cápsula articular, estrutura que auxilia na estabilidade do quadril. Dentro dela está a membrana sinovial, que é responsável por produzir o líquido que lubrifica e nutre a cartilagem.

 

O trabalho harmônico de toda essa estrutura é fundamental para o funcionamento perfeito do quadril. E, qualquer situação que dificulte esse trabalho em conjunto pode resultar em uma variedade muito grande de sintomas como a dor, a restrição de movimento ou a instabilidade.

 

Dito isso, chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre as principais enfermidades que podem comprometer o quadril e que são tratadas por essa clínica ortopédica localizada nos Jardins.

 

Artrose

A artrose do quadril é a lesão avançada da cartilagem do quadril associada com alterações ósseas. Os principais sintomas são dor, limitação das atividades diárias e também limitação do movimento. 

 

Apesar de a artrose do quadril ser relacionada ao envelhecimento, o início do desgaste também pode ter a ver com outros fatores como: alterações mecânicas (sequela de fraturas, impacto femoroacetabular, malformações congênitas – displasia do desenvolvimento do quadril ou luxação congênita do quadril), com doenças inflamatórias (artrite reumatóide, espondilite anquilosante e lúpus) ou com doenças metabólicas (hipotireoidismo e síndrome metabólica).

 

O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico, dependendo de cada caso.

 

Necrose da cabeça femoral

A cabeça femoral recebe vasos sanguíneos responsáveis pela sua nutrição, que podem ser rompidos (nos casos de trauma e fratura do colo do fêmur) ou ocluídos por coágulos ou êmbolos de gordura. Isso resulta no infarto da cabeça femoral e a morte das células ósseas.

 

A principal queixa dos pacientes é dor que pode localizar-se na virilha, região glútea, coxa ou joelho. 

 

Impacto femoro acetabular ou Lesão Labrum

O impacto femoro acetabular ou lesão Labrum, é quando ocorre uma ou mais alterações na forma do quadril, que podem ser do tipo CAME, PINCER ou uma combinação deles. Essas alterações ósseas podem provocar um contato anormal entre o colo femoral, o rebordo acetabular e lábio acetabular, causando danos à cartilagem articular.

 

Geralmente aparece em adultos ativos, que relatam um quadro de dor na região da virilha, de início insidioso, longa duração e piora progressiva.

 

Tendinites dos glúteos ou Bursite Trocantérica

As tendinites dos glúteos ou bursite trocantérica é a principal causa de dor na região do quadril, que é quando ocorre a inflamação do tendão do músculo glúteo médio e/ou mínimo, associada ou não com diversos graus de ruptura.

 

Os principais sintomas são a dor na face lateral do quadril que piora ao levantar-se da cadeira ou da cama. Também pode ocorrer desconforto ao caminhar e para deitar/dormir de lado sobre o quadril doente.

 

Displasia do quadril

A displasia do quadril, conhecida pela sigla DDQ, é uma malformação da articulação do quadril em que o acetábulo apresenta formação inadequada, existindo um aumento do estresse sobre a cartilagem e lábio acetabular. Isso pode causar ruptura do lábio, lesões da cartilagem e fadiga/tendinopatias dos músculos glúteos.

 

Embora a DDQ seja mais frequentemente presente no nascimento, ela também pode se desenvolver durante o primeiro ano de vida de uma criança.

 

Dor glútea profunda ou Síndrome do Piriforme

A síndrome Piriforme é um distúrbio em que o músculo piriforme, localizado nas nádegas, irrita o nervo ciático. Os sintomas incluem dor, formigamento ou dormência nas nádegas e na parte inferior da perna, o que pode piorar depois de se sentar por um longo tempo, subir escadas, caminhar ou correr.

 

Os tratamentos para essa patologia incluem exercícios de alongamento, massagens, anti-inflamatórios ou cirurgia.

 

Pubalgia

A pubalgia é considerada um sintoma que está relacionado à dor na região do púbis, ou seja, na união dos ossos da bacia. Ela surge habitualmente associada à prática esportiva, quer seja ele lúdico ou de competição.

 

Caso você tenha uma doença no quadril, sempre procure por um médico capacitado. 

 

Localizado nos Jardins, o Instituto Salute fica dentro de uma clínica ortopédica onde também estão dois grupos de fisioterapia (ITC Vertebral e Instituto Trata) e um grupo de Pilates. Todos atuam de forma integrada, facilitando a comunicação entre os profissionais envolvidos no tratamento dos pacientes. 

 

O objetivo do Instituto Salute é resolver os problemas dos pacientes de forma individualizada e integrada, oferecendo soluções reais e conforto em todas as esferas relacionadas ao tratamento.

Dr. Rodrigo Pereira Guimarães

Dr. Rodrigo Pereira Guimarães

Médico Ortopedista especialista em Quadril, pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. É Diretor da Sociedade Brasileira do Quadril (Regional São Paulo), Membro Fixo da Câmara Técnica de Implantes da Associação Médica Brasileira, Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e Membro do corpo clínico e cirurgião de quadril do Hospital Israelita Albert Einstein;

Blog e Artigos