Pé e Tornozelo: Saiba tudo sobre essa especialidade - Instituto Salute
Home » Conheça nossas especialidades » Pé e Tornozelo: Saiba tudo sobre essa especialidade

O Instituto Salute conta com uma equipe de profissionais especializados em Ortopedia e Cirurgia do pé e tornozelo, que atuam nas lesões traumáticas, alterações degenerativas, lesões esportivas , deformidades e todas as patologias ortopédicas que acometem esta região do corpo humano.

Dentre as principais doenças que acometem o pé e o tornozelo que tratamos estão: Entorses e fraturas do pé e tornozelo, fasceite plantar, tendinopatias do Aquiles , metatarsalgias, neuroma de Morton, pé diabético e deformidades como pé plano, pé cavo hálux valgo (joanete).

O ortopedista especializado nas doenças do pé e tornozelo tem como propósito a analise dos danos e alterações dos ossos e articulações que possam causar deformidades nos pés e tornozelo e o tratamento das diversas lesões com o objetivo de reestabelecer a marcha com uma extremidade funcional e indolor.

Principais patologias do pé e tornozelo

Muitas são as patologias que afetam os pés e tornozelos. E os especialistas da clínica ortopédica Instituto Salute são aptos a tratá-las de forma individualizada, devolvendo a qualidade de vida dos paciente.

 

Hálux valgo

O Hálux valgo ou joanete é um inchaço ósseo que se forma na articulação na base do dedão do pé. Algumas das principais causas são sapatos apertados, tensões nos pés e artrite.

O joanete aparece quando há um desalinhamento entre os ossos e articulações dos dedos dos pés. Com a evolução do quadro, o dedo maior pode empurrar, sobrepor-se ou colocar-se debaixo dos outros dedos. Como consequência, a distribuição do peso nos pés fica comprometida, o que pode prejudicar várias articulações do corpo.

Existem casos em que os joanetes são assintomáticos. Porém, quando os sintomas se manifestam, os mais comuns são: saliência óssea parecida com um calo na base do dedão; dor, rubor e calor na articulação por causa do processo inflamatório na articulação; formação de calosidades nos dedos comprometidos e na planta dos pés; espessamento da pele na base do dedão; e rigidez progressiva do dedo deslocado.

Não existe tratamento padrão para todos os casos de joanete. Cabe ao médico avaliar as condições e necessidades de cada paciente, de acordo com a faixa de idade, estilo de vida, estado geral da saúde e intensidade dos sintomas antes de propor um tratamento conservador ou cirúrgico.

 

Fasceíte Plantar

A fascite plantar é um processo inflamatório ou degenerativo que afeta a fáscia plantar, uma membrana de tecido conjuntivo fibroso e pouco elástico, que recobre a musculatura da sola do pé, desde o osso calcâneo, garantindo o formato do calcanhar, até a base dos dedos dos pés.

Não se sabe ao certo qual é a causa exata da fascite plantar, mas na maioria dos casos, a dor forte característica do transtorno é provocada pelo estiramento excessivo da fáscia plantar ou pela repetição de microtraumatismos nessa estrutura.

O sintoma característico é uma dor forte, em facada, debaixo do pé, perto do calcanhar. Normalmente, ela é mais intensa pela manhã, mas alivia durante o dia com o caminhar. Inchaço (edema) e vermelhidão (eritema) são outros sinais que podem estar presentes. 

Sem o tratamento adequado, a dor pode se tornar crônica e provocar alterações na marcha, que revertem em lesões no joelho, quadris e coluna. Sendo assim, o objetivo do tratamento da fascite plantar é reduzir a inflamação, aliviar a dor e habilitar o paciente para assumir suas atividades rotineiras. Ele inclui fisioterapia, utilização de órteses e, em casos raros, cirurgia.

 

Pé Plano

O pé plano ou pé chato é uma condição em que toda a sola do pé toca no chão quando o paciente afetado fica de pé. Ela pode ocorrer durante a infância se os arcos dos pés não se desenvolverem, após uma lesão ou devido ao desgaste do envelhecimento.

A maioria das pessoas não apresenta sintomas associados a pés chatos. No entanto, alguns pacientes com esta condição sentem dor no pé, particularmente no calcanhar ou na área do arco.

Para pessoas com pés chatos doloridos, os tratamentos incluem arco de apoio para os sapatos, alongamento ou um sapato estruturalmente favorável.

 

Dedos em garra

É uma condição em que os dedos dos pés são dobrados e as juntas ficam para cima, formando uma espécie de garra. Essa condição pode afetar apenas um dedo ou todos eles. 

Muitas vezes eles são ocasionados por sapatos apertados, por isso são mais comuns em mulheres mas em algumas situações eles podem ser um indício de outros problemas, como fraturas no tornozelo, artrite reumatoide ou problemas neurológicos. 

Quando não forem causados por condições mais sérias de saúde, é possível reverter os dedos em garra com uso de sapatos mais confortáveis e também movimentando mais os dedos dos pés.

 

Tendinites (fibulares, Aquiles)

A tendinite dos fibulares (fibular curto e o fibular longo) pode gerar dor atrás da saliência óssea da lateral do tornozelo (o maléolo lateral) e costuma ocorrer após um acidente de entorse (“torção” do tornozelo).

Na maioria das vezes, essas lesões são benignas e autolimitadas, apresentando rápida melhora sintomática com a suspensão da atividade física, repouso, imobilização, gelo local e uso de anti-inflamatórios orais. A fisioterapia pode ser indicada para a reabilitação do paciente, para a prevenção de novos episódios inflamatórios ou para orientar o treinamento em casos de esportistas.

A tendinite no tendão de Aquiles, músculo da panturrilha, é muito comum em corredores. Ela acontece normalmente devido à falta de força e alongamento da musculatura, aumento brusco de volume de treinamento e biomecânica da corrida inadequada.

As principais queixas são a dor e a rigidez na parte de trás do tornozelo. Inicialmente o paciente apresenta dor no início da corrida, melhora após alguns minutos quando o corpo já se aqueceu e volta a doer após a atividade. A dor também piora para subir escadas ou ladeiras, e tende a piorar ao acordar ou após períodos prolongados de inatividade. 

Caso você tenha uma doença no pé e tornozelo, sempre procure por um médico capacitado. 

Localizado nos Jardins, o Instituto Salute fica dentro de uma clínica ortopédica onde também estão dois grupos de fisioterapia (ITC Vertebral e Instituto Trata) e um grupo de Pilates. Todos atuam de forma integrada, facilitando a comunicação entre os profissionais envolvidos no tratamento dos pacientes. 

 

O objetivo do Instituto Salute é resolver os problemas dos pacientes de forma individualizada e integrada, oferecendo soluções reais e conforto em todas as esferas relacionadas ao tratamento.

Dr. Noé De Marchi Neto

Dr. Noé De Marchi Neto

Médico Ortopedista especialista em Pé e Tornozelo, pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. É Membro Titular da SBOT e ABTPé (Associação Brasileira de Cirurgia de Pé e Tornozelo) e Membro da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos (AAOS).

Blog e Artigos