Clinodactilia é a deformidade do dedo no plano rádio-ulnar, distal à articulação metacarpofalângica (entre a mão e o dedo).

Angulações pequenas no dedo mínimo, são consideradas normais. 

Para se ter o diagnóstico de clinodactilia, a angulação deve ser maior do que 10 graus. 

A anomalia se desenvolve porque o formato de uma ou mais falanges é triangular ou trapezoidal e tem a tendência a piorar durante o desenvolvimento por piora na assimetria da falange. 

A incidência é bastante variável e há trabalhos que apontem de 1%-19,5%. 

A forma mais comum é um desvio radial do quinto dedo, devido a uma falange média triangular ou trapezoidal. Esta forma tem herança autossômica dominante e costuma ser bilateral. A penetrância é variável, contudo, homens têm mais chance de manifestar o fenótipo (apresentar a clinodactilia). 

Pode fazer parte de diversas síndromes e de malformações complexas da mão. 

Formas graves se apresentam ao nascimento, todavia, a apresentação durante o crescimento é mais comum. 

A abdução do dedo mínimo auxilia a diminuir o déficit funcional do desvio neste dedo. Deformidades no polegar e dedos centrais podem causar dificuldade para realizar a pinça. 

O exame complementar a ser solicitado é a radiografia. Em pacientes esqueleticamente maduros, haverá uma ou mais falanges triangulares ou trapezoidais. Em pacientes esqueleticamente imaturos, poder-se-á observar a formação de uma fise (cartilagem de crescimento) em “C”, sendo que o lado mais curto será o da convexidade deste “C”. 

Classificação: Cooney classificou estas deformidades (Tabela 1):

Tabela1: Classificação da Clinodactila, segundo Cooney.

Tipo de Deformidade Área da deformidade Angulação da deformidade Deformidade associada
Simples Falange média Menor do que 45o   
Simples Complicada Falange média Maior do que 45o  
Complexa Osso e “partes moles” Menor do que 45o Sindactilia
Complexa Complicada Osso e “partes moles” Maior do que 45o Polidactilia ou Macrodactilia

O diagnóstico diferencial deve ser realizado com: sequela de trauma, “geladura”, artrite inflamatória ou infecciosa que cause fechamento assimétrico da fise (cartilagem de crescimento). 

O tratamento deve estar direcionado para a melhora funcional. O ideal é evitar procedimentos estéticos que correm o risco de terminar em rigidez do dedo e cicatrizes hipertróficas, com estética duvidosa e piora da função. 

Os dedos radiais (principalmente o polegar) têm indicação de correção se a pinça estiver afetada, na sua forma ou força.

Ao se revisar os trabalhos da literatura médica, não há indicação do uso órteses, que causam decepção nos pais e incomodam a criança.

O tratamento cirúrgico deve ser indicado, portanto, para vasos com deformidade moderada e grave. Para se obter o maior potencial e crescimento possível, seria desejável alcançar a maturidade esquelética antes da cirurgia.

Em casos mais graves ou com disfunção inaceitável da pinça, pode-se realizar osteotomias com cunha de fechamento (com risco de encurtamento grave do dedo), osteotomias com cunha de abertura (aumento do comprimento do dedo) e ressecção do “braket” e interposição de enxerto de gordura (com melhores resultados quando realizada em crianças menores do que 6 anos). 

Dado a angulação, pode ocorrer uma deficiência de pele no lado côncavo da deformidade, que deve ser tratao com zetaplatia, zetaplastias múltiplas ou retalhos locais de transposição. 

Expectativa: Nos casos operados se espera corrigir a deformidade angular da Clinodactilia. Contudo, caso o(a) paciente evolua com cicatrização hipertrófica e rigidez do dedo, o resultado funcional ficará longe do idealizado. 

Artigo escrito pelo Dr. Diego Figueira Falcochio

Médico Ortopedista especialista em Cirurgia da Mão e Microcirurgia

Blog e Notícias

A síndrome do túnel do carpo é uma condição comum que causa dor, formigamento e fraqueza na mão e no braço. Quando as abordagens de...

A Condropatia, também conhecida como condromalácia, é uma condição que afeta a cartilagem das articulações, levando ao seu amolecimento e...

A prática esportiva é fundamental para a saúde física e mental, mas também expõe os indivíduos a riscos de lesões. As Luxações em Atletas,...