Mão e Microcirurgia: Saiba tudo sobre essa especialidade - Instituto Salute
Home » Conheça nossas especialidades » Mão e Microcirurgia: Saiba tudo sobre essa especialidade

A Cirurgia da Mão é uma especialidade que trata de todos os problemas que atingem o punho e mão. Surgiu da necessidade de que apenas 1 médico pudesse tratar todas as lesões desta região, a fim de se evitar a demora e ineficácia do tratamento compartimentalizado que ocorreria com uma equipe muito grande. Isso fez com que os pacientes pudessem ser tratados e de forma mais rápida e eficaz.

Para se realizar a Residência Médica em Cirurgia de Mão, o médico tem de fazer residência de Ortopedia e Traumatologia (99% dos cirurgiões da mào brasileiros fizeram este caminho) ou Cirurgia Plástica, como pré-requisito. O tempo de formação, portanto, é de 11 a 13 anos, desde o ingresso na Faculdade de Medicina.

As habilidades desta especialidade envolvem: tratamento de doenças ósseas, tendíenas, nervosas, inflamatórias, degenerativas, traumáticas, tumores e pseudo-tumores, defeitos de cobertura de pele, etc.. Realizar reimplantes de partes amputadas e revascularização da mão ou dos dedos, é responsabilidade do Cirurgião da Mão.Os problemas mais comuns tratados por esta especialidade são: síndrome do túnel do carpo, dedos em gatilho, tendinites (como a tenossinovite de De Quervain) e cistos sinoviais. Em relação aos traumas: fraturas da região distal do rádio (fraturas do punho), fraturas de metacarpianos e falanges, lesões tendíneas e nervosas são os mais comuns.

Principais problemas tratados pelo especialista em mão e microcirurgia

Os profissionais do Instituto Salute são altamente qualificados para tratar as afecções do punho e da mão. 

A anatomia do punho e da mão é bastante complexa. A interação entre ossos, tendões, nervos, vasos, músculos e a necessidade de manutenção da mobilidade, destreza e força nesta região colocam grande responsabilidade “nas mãos” do especialista: Prof. Diego F. Falcochio*

Dr. Diego salienta que a investigação e diagnóstico precoce das lesões que acometem a região são fundamentais para se atingir bons resultados, o mais breve possível. 

Portanto, pacientes com dor, edema ou inchaço, perda de mobilidade (movimento) ou alteração da força devem procurar o Cirurgião da Mão para investigação o quanto antes.

O Instituto Salute, com sua clínica ortopédica, localizada na região dos Jardins, em São Paulo, está preparado para receber os paciente com afecções da mão que nos procurem. Dentre as doenças tratadas, destacamos:

 

Rizartrose

Rizartrose é o termo dado à artrose que atinge a articulação da base do polegar, chamada de articulação trapézio-metacarpiana, que é formada pelo osso trapézio e pela base do primeiro metacarpiano. Neste caso, há o desgaste progressivo da cartilagem articular com exposição do osso subjacente. 

Na maioria das vezes, não conseguimos identificar um fator causal para tal artrose. Sabe-se, contudo, que trabalhos manuais e a genética são fatores predisponentes importantes.

O principal sintoma da rizartrose é a dor na base do polegar, que agrava com a execução de atividades mais vigorosas ou repetitivas, como atividades que envolvam agarrar, pinçar e movimentos de torção. (Ver matéria sobre rizartrose).

 

Síndrome do túnel do carpo

A síndrome do túnel do carpo é a compressão do nervo mediano, quando este passa pelo túnel do carpo no punho. Na maioria dos casos, ela possui causa desconhecida.

Os principais sintomas relatados são dores, formigamento e sensação de choque. Contudo, quando o problema não é tratado adequadamente, pode levar a outras complicações, dificultando os movimentos, limitando o uso das mãos e causando atrofia muscular.

O tratamento da síndrome do túnel do carpo envolve o uso de órtese para a região, além do uso de anti-inflamatórios e reabilitação (fisioterapia ou terapia ocupacional). Nos casos mais graves, é necessária a realização de cirurgia para aliviar a compressão do nervo mediano. (Ver matéria sobre Síndrome do túnel do carpo)

 

Tenossinovite de De Quervain

A tenossinovite de De Quervain é caracterizada pelo inchaço e inflamação dos tendões ou bainha dos tendões que  abduzem (movem para fora) o polegar. 

Normalmente ela ocorre após o uso repetitivo do punho, especialmente quando há torção, causando dor latejante ao do lado do polegar que se estende até sua base e que piora com o movimento. Ela se desenvolve, principalmente, em puérperas (mães recentes), devido ao modo como elas seguram os bebês e por causa das alterações hormonais que acompanham a lactação.

O tratamento inicial da tendinite de De Quervain (leve a moderada) deve ser conservador. Consiste em se fazer repouso de atividades desencadeadoras dos sintomas, como movimentos repetitivos do polegar, posições viciosas ou sobrecarga sobre o dedo e o punho. Além disso, o especialista pode receitar medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, e também fisioterapia.

Quando a dor persiste após um período de tratamento conservador, está indicado o uso de infiltração. Ou, nos casos graves, com comprometimento importante das atividades da vida diária e sem resposta com as outras medidas, a cirurgia é o melhor tratamento. (Ver matéria sobre Tenossinovite de De Quervain)

 

Cisto sinovial

O cisto sinovial é um pseudo-tumor, semelhante a um nódulo, benigno que acomete os tendões ou as articulações dos punhos e mãos. Ele costuma ser pequeno, redondo e indolor. Em alguns casos, o cisto pode interferir no movimento da articulação, mas ele costuma desaparecer sozinho. Algumas vezes, ele precisa ser puncionado e infiltrado. Caso haja manutenção da dor, limitação da mobilidade ou perda de força, está indicado o tratamento cirúrgico pela tradicional via aberta ou via artroscopia. (Ver matéria sobre cisto sinovial)

Molésita (Doença) de Dupuytren

Espessamento e enrijecimento graduais de tecido sob a pele da mão, que pode durar anos ou até mesmo a vida toda. Com o passar do tempo, a contratura de Dupuytren pode fazer com que um ou mais dedos se curvem em direção à palma da mão, complicando as atividades cotidianas.

Geralmente, o primeiro sintoma da contratura de Dupuytren é o aparecimento de um nódulo na palma da mão (com maior frequência no dedo anelar ou mínimo). Inicialmente, ele pode causar desconforto, mas gradativamente torna-se indolor. Os dedos passam a se curvar de forma progressiva. 

Normalmente, a cirurgia é necessária quando não se consegue colocar a mão aberta sobre uma mesa, quando os dedos estiverem tão curvos que a função da mão fica limitada ou quando houver o envolvimento de múltiplos dedos. (Ver matéria sobre Moléstia de Dupuytren

Caso você tenha uma doença na mão, sempre procure por um médico capacitado. 

Localizado nos Jardins, o Instituto Salute fica dentro de uma clínica ortopédica onde também estão dois grupos de fisioterapia (ITC Vertebral e Instituto Trata) e um grupo de Pilates. Todos atuam de forma integrada, facilitando a comunicação entre os profissionais envolvidos no tratamento dos pacientes. 

O objetivo do Instituto Salute é resolver os problemas dos pacientes de forma individualizada e integrada, oferecendo soluções reais e conforto em todas as esferas relacionadas ao tratamento.

Dr. Diego Figueira Falcochio

Médico Ortopedista especialista em Cirurgia da Mão e Microcirurgia Reconstrutiva, pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. É Membro Fixo da Câmara Técnica de Implantes da Associação Médica Brasileira e Coordenador Geral da Comissão de Residência Médica da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Revisor da Revista Brasileira de Ortopedia (RBO)

Blog e Artigos