Joelho: Saiba tudo sobre essa especialidade - Instituto Salute
Home » Conheça nossas especialidades » Joelho: Saiba tudo sobre essa especialidade

O Instituto Salute, clínica ortopédica localizada no Jardins, conta com especialistas altamente capacitados na área, que utilizam o que há de mais atual no que se refere à pesquisa e ao tratamento de doenças do joelho.

O joelho é uma articulação do corpo humano formada pela extremidade distal do fêmur, pela extremidade proximal da tíbia e pela patela (rótula). Ele ainda possui ligamentos que estabilizam a articulação, auxiliados pelos meniscos (interno ou medial e externo ou lateral), que estabilizam o joelho e amortecem os impactos sobre as cartilagens. 

São diversas as ocasiões que podem gerar problemas nos joelhos, como traumas ou postura incorreta. Algumas das lesões mais comuns nos joelhos são: rompimento do LCA (ligamento cruzado anterior), rompimento do LCP (ligamento cruzado posterior), luxação patelar, condromalácia patelar, artrose, tendinite patelar, Síndrome do corredor e lesão no menisco.

Principais lesões do joelho

Sabemos que o joelho é uma das áreas que mais sofrem lesões diretas ou indiretas e, para mantê-lo saudável é necessária a estabilidade da articulação. Os ligamentos são os estabilizadores primários para a translação anterior e posterior, angulação vara e valga, e para a rotação interna e externa da articulação do joelho. 

Entre as principais lesões do joelho tratadas na clínica ortopédica Instituto Salute estão:

 

Artrose

A artrose do joelho é um processo de desgaste da cartilagem que reveste as extremidades ósseas, causando dor e desconforto. Por suportarem um grande peso ao longo do dia, é normal que a cartilagem (responsável pelo deslizamento, sem atrito, entre as extremidades dos ossos do joelho) tenha um desgaste com o passar do tempo.

A artrose acomete, geralmente, pessoas com mais de 65 anos e mulheres, que apresentam estrutura óssea mais fraca em comparação ao sexo masculino. 

Os sintomas da doença iniciam com o cansaço e inflamação nos joelhos. Depois, há o inchaço, resultado do processo inflamatório da membrana que recobre a articulação do joelho. Por fim, a perda progressiva do movimento, impedindo o paciente de andar.

A artrose não tem cura, mas alguns tratamentos colaboram para a redução da dor e manutenção do movimento. Isso inclui desde medicação, terapias, até infiltrações e procedimentos cirúrgicos. 

 

Síndrome patelo-femoral (condromalácia)

A condromalácia, também conhecida como joelho de corredor, é caracterizada pelo desgaste da cartilagem do osso da patela (ou rótula), localizado na frente do joelho. Ela pode ser relacionada a fatores anatômicos e uma das causas mais recorrentes é a sobrecarga no joelho. 

Podemos citar entre os principais sintomas dessa lesão a dor leve ao redor ou sob a rótula, que piora ao descer escadas ou rampas, durante e após a prática esportiva ou após ficar muito tempo sentado. Além de inchaço, ruídos ao se movimentar e ardência.

O tratamento com fisioterapia pode auxiliar o fortalecimento muscular, além de exercícios que priorizam o alongamento. 

 

Cisto de Baker

O cisto de Baker, também chamado de cisto poplíteo, é uma lesão benigna, caracterizada pelo acúmulo de líquido em uma pequena bolsa que surge atrás do joelho, formando um cisto, que se apresenta como um nódulo abaixo da pele.

Em muitos casos ele chega a ser palpável e até visível e pode provocar dor e dificuldade de movimentação do joelho.Geralmente, o cisto de Baker é resultante de problemas do joelho, como artrite ou ruptura do menisco, que fazem com que o joelho produza muito líquido lubrificante.

Em alguns casos não apresenta sintomas, mas as pessoas podem ter uma protuberância e sensação de aperto atrás do joelho. além de inchaço, nódulo ou rigidez das articulações. O tratamento, quando necessário, consiste em tratar a condição subjacente ou ainda injeção de cortisona, drenagem do líquido com uma agulha ou fisioterapia.

 

Lesão degenerativa do menisco

Sabemos que o menisco é responsável pela absorção dos impactos realizados sobre os joelhos e fica localizado bem no meio, entre o fêmur e a tíbia. 

As lesões degenerativas do menisco estão associadas ao desgaste que ocorre no joelho como um todo. Aos poucos, esse desgaste vai fragilizando os meniscos até que, com um esforço mínimo, eles se rompem. 

Nas lesões degenerativas, o paciente não sabe ao certo definir quando a dor começou e o local exato dela no joelho. Toda a região do joelho dói e, em alguns casos, inclusive durante os testes específicos feitos pelo médico. 

Os sintomas de uma lesão degenerativa do menisco envolvem dores na parte lateral dos joelhos e o bloqueio do mesmo, que é causado pelo deslocamento do menisco de um lado para o outro, causando estalos e travamento em posições específicas.

 

Osteocondrite dissecante/Osteonecrose

A osteocondrite dissecante (OCD) é um processo patológico que atinge o osso subcondral do joelho em criança e adolescente (OCDJ) e também em adultos jovens (OCDA) com efeitos secundários sobre a cartilagem articular.

A sua causa exata é desconhecida, mas acredita-se que a doença seja devida à lesão de um pequeno vaso sanguíneo por baixo da superfície articular, lesão que pode ter origem num traumatismo. O fragmento destacado às vezes reimplanta-se, mas geralmente cai para dentro da articulação, tornando-se num corpo livre. 

Os principais sintomas incluem dor, edema, possível formação de corpos livres e sintomas mecânicos, inclusive bloqueio articular. Quando não tratada, a osteocondrite dissecante pode levar a alterações degenerativas precoces da articulação.

Já a osteonecrose do joelho, também conhecida necrose avascular, é caracterizada pela morte do tecido ósseo de determinada parte do joelho por falta de irrigação sanguínea. 

Esse tipo de lesão pode ser idiopática espontânea ou secundária e a dor é o sintoma mais relatado entre os paciente. O tratamento mais indicado é a fisioterapia aquática.

Caso você tenha uma doença no joelho, sempre procure por um médico capacitado. 

Localizado nos Jardins, o Instituto Salute fica dentro de uma clínica ortopédica onde também estão dois grupos de fisioterapia (ITC Vertebral e Instituto Trata) e um grupo de Pilates. Todos atuam de forma integrada, facilitando a comunicação entre os profissionais envolvidos no tratamento dos pacientes. 

O objetivo do Instituto Salute é resolver os problemas dos pacientes de forma individualizada e integrada, oferecendo soluções reais e conforto em todas as esferas relacionadas ao tratamento.

Dr. Luiz Gabriel Betoni Guglielmetti

Médico ortopedista, com especialização em Cirurgia do Joelho pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Mestre e doutor em Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior do Joelho pela mesma instituição. Possui pós-graduação em Princípios e Prática de Pesquisa Clínica pela Universidade Harvard e Fellowship em Boston (Massachusetts).

Artrose do joelho

Artrose do joelho O que é artrose? É um processo degenerativo da...

saiba mais
Canto Posterolateral

O que é o canto posterolateral? Figura - 11 Figura - 12 Complexo...

saiba mais
Quando é preciso cirurgia na lesão do ligamento cruzado anterior?

Um dos ligamentos do joelho mais acometidos por lesões é o ligamento cruzado...

saiba mais
Como é a cirurgia para a lesão do ligamento cruzado anterior?

A cirurgia para a lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é indicada...

saiba mais
Lesão do ligamento colateral medial

O que é o ligamento colateral medial? Figura - 14 Estrutura de colágeno...

saiba mais
Lesões condrais

O que é uma lesão condral? Condral significa relacionado a cartilagem....

saiba mais
Lesões do menisco

Figura 39 – Menisco O que é menisco? É uma estrutura composta por...

saiba mais
Lesões do menisco

O que é menisco? É uma estrutura composta por colágeno, localizada na...

saiba mais
Lesões do tendão quadriceptal e patelar

O que são os tendões quadriceptal e patelar? Figura - 16 Estruturas de...

saiba mais
Ligamento cruzado anterior

Histórico do tratamento da lesão do ligamento cruzado anterior: A...

saiba mais
ligamento cruzado posterior:

Histórico do tratamento da lesão do ligamento cruzado posterior: A...

saiba mais
Luxação patelar

O que é luxação patelar? Figura 20 Luxação é um termo que...

saiba mais
Menisco artificial

Uma pergunta frequente dos pacientes que sofrem lesão do menisco, com necessidade...

saiba mais
O que é condromalácea?

Figura 24 Degeneração da cartilagem presente nas articulações, podendo...

saiba mais
Prótese de Joelho

A prótese total de joelho é um implante utilizado para substituir a articulação...

saiba mais
Quando a prótese de joelho é indicada?

A prótese de joelho é um implante artificial, normalmente indicada para pacientes...

saiba mais
Transplante de menisco

Uma alternativa para os pacientes que lesam o menisco e são submetidos a cirurgias...

saiba mais

Blog e Artigos