A artrose é o nome dado ao processo de envelhecimento das articulações, que são as regiões do corpo onde 2 ossos se encontram e onde ocorrem os movimentos. Para que estes movimentos (como dobrar os dedos, as pernas ou mesmo andar) sejam favoráveis, as articulações devem possuir a menor resistência possível. Isto é possível pois as extremidades ósseas que formam as articulações são recobertas por um tecido especial, muito liso, chamado de cartilagem.

A cartilagem é um tecido que não tem a capacidade regeneração e, portanto, lesões que acometem a cartilagem podem desencadear o seu desgaste. A ausência de tecido cartilaginoso nas articulações faz com que o movimento ocorra através do contato de “osso com osso”, sem cartilagem, podendo ocasionar dor e limitação das funções da articulação acometida. 

O desgaste da cartilagem pode ocorrer por diversos motivos: traumas com ou sem fraturas articulares, infecções, tumores, instabilidades (entorses e lesões de ligamentos por exemplo) e alterações de funcionamento mecânico por diferenças anatômicas individuais.

Especificamente na coluna vertebral, a artrose funciona da mesma forma, ocorrendo um desgaste das cartilagens e das articulações, podendo ocasionar dor em determinadas situações. É importante notar que o acometimento da coluna vertebral é semelhante ao que ocorre nos outros locais do corpo, mas há diferenças nos tratamentos disponíveis na coluna vertebral.

A coluna vertebral é composta por uma parte óssea (vértebra), uma parte fibrocartilaginosa (disco intervertebral), tecido nervoso (nervos e medula, dependendo do nível considerado), ligamentos, articulações (facetas articulares) e músculos. 

Anatomicamente, a coluna funciona como blocos empilhados (vértebras), separados por um amortecedor (disco intervertebral). O disco intervertebral tem a função de absorção de carga, impacto e também funciona como um apoio que possibilita a realização de movimentos, atuando como um fulcro na região anterior da coluna. 

O disco intervertebral localiza-se na região anterior da coluna vertebral e a movimentação efetivamente ocorre na região posterior, onde se localizam as articulações facetárias (temos 2 articulações responsáveis pela conexão de cada vértebra). 

Desta forma, para que as articulações funcionem da melhor forma possível, é necessário que elas estejam bem alinhadas e que o disco intervertebral, responsável pelo fulcro anterior, também esteja funcionando adequadamente. Para que isto ocorra, o disco intervertebral necessita de uma altura ideal e precisa estar mecanicamente apto a desempenhar seu papel de estabilizador. 

Qualquer alteração no funcionamento desta engrenagem, chamada de unidade motora, pode levar a um desarranjo do funcionamento das articulações e o desenvolvimento de artrose ao longo do tempo. Um bom paralelo pode ser traçado com uma dobradiça de porta. As dobradiças foram desenhadas de tal forma que seu funcionamento é perfeito ao abrir e fechar a porta, com o mínimo de atrito possível. 

Abrir e fechar uma porta com uma dobradiça empenada é mais trabalhoso e esta dificuldade aumenta ao longo do tempo. Funciona mais ou menos da mesma forma durante o processo de artrose: a dobradiça (articulação facetária) empenada faz com que os movimentos da coluna sejam mais dolorosos ao longo do tempo.

A artrose é um processo degenerativo, que pode acontecer naturalmente com o envelhecimento do organismo e possui alguns sintomas característicos, como por exemplo, dor nas costas que pioram permanecendo em pé, com melhora ao sentar ou deitar. Com a evolução do processo de artrose o indivíduo pode perceber que o tempo necessário para que a dor venha a diminuir ao longo do tempo. 

O diagnóstico da artrose da coluna é feito através de uma anamnese e exame físico. Quando há suspeita de artrose, pode ser necessário realizar exames complementares como radiografias simples e ressonância magnética. 

A artrose da coluna é uma doença comum e que possui uma variedade de tratamentos possíveis. Consulte seu médico para saber qual a melhor opção para o seu caso. 

Artigo escrito pelo Dr. Denis Seguchi Sakai

Médico Ortopedista especialista em Coluna

Blog e Notícias

A Tendinopatia é uma condição dolorosa que afeta os tendões, prejudicando o conforto e o bem-estar. Algumas estratégias podem ser utilizadas...

Cuidar da Saúde do Joelho é fundamental tanto para quem já tem algum problema nessa articulação, quanto para quem não tem. As recomendações...

A Condromalácia é uma condição que afeta a cartilagem do joelho, podendo trazer desconforto significativo. Com as medidas certas, porém é...