Coluna: Saiba tudo sobre essa especialidade - Instituto Salute
Home » Conheça nossas especialidades » Coluna: Saiba tudo sobre essa especialidade

Os cirurgiões da coluna vertebral devidamente treinados são capacitados para tratar as diversas doenças que afetam a coluna. Doenças como hérnias de disco, fraturas, tumores, estenoses do canal vertebral, mielopatias e deformidades podem ser tratadas por ortopedistas ou neurocirurgiões. 

Os caminhos percorridos por estes especialistas são diferentes: os ortopedistas passam por 3 anos de residência médica em Ortopedia e Traumatologia e mais 2 anos de treinamento em cirurgia da coluna. Já os neurocirurgiões obtém seu treinamento integral durante a residência médica de Neurocirurgia. 

A constante evolução da medicina contribuiu para o estreitamento da relação entre estas duas especialidades, fazendo com que as doenças da coluna vertebral possam ser tratadas de forma igualitária por ambas. 

Durante a avaliação médica da coluna, feita em uma clínica ortopédica, o médico deve realizar a anamnese, que nada mais é do que um questionamento sobre a queixa atual, sintomas associados, hábitos de vida do indivíduo, antecedentes pessoais e familiares. 

Além disso, é imprescindível realizar um exame físico detalhado. Algumas doenças podem ser detectadas nesta fase, sendo confirmadas com exames complementares.

Apesar da cirurgia da coluna vertebral não ser reconhecida como especialidade pelo Conselho Federal de Medicina, é muito importante que o profissional tenha treinamento adequado de forma a oferecer a melhor assistência ao seu paciente.

A Sociedade Brasileira de Coluna (www.coluna.com.br) realiza anualmente uma prova teórico-prática com o objetivo de avaliar os egressos do treinamento em cirurgia da coluna, de forma voluntária. Apesar de não ser necessária a aprovação nesta avaliação para atuar como cirurgia de coluna, ser aprovado nesta prova de certa forma mede ao conhecimento adquirido durante o treinamento.

Principais doenças da coluna

Localizada no Jardins, a clínica ortopédica Instituto Salute conta com profissionais altamente capacitados para tratar diversas condições e lesões que podem afetar esta estrutura fundamental para o nosso organismo.

É possível citar como algumas das principais doenças da coluna:

Lombalgia

Dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto da bacia. Ela é causada por uma lesão em um músculo (tensão) ou ligamento (entorse). As causas comuns incluem levantamento impróprio, má postura, falta de exercícios físicos regulares, fratura, disco rompido ou artrite.

Essa dor pode se estender para a região das nádegas, face posterior das coxas mas não muito além do joelho, sem comprometer um trajeto de nervo específico. A maioria das dores lombares desaparece sozinha dentro de duas a quatro semanas. Fisioterapia e analgésicos podem ajudar. Alguns casos podem precisar de cirurgia.

Cervicalgia

Dor no pescoço e ombro que varia em intensidade, podendo se estender até o braço. Ela pode ser causada por doenças subjacentes ou por esforços prolongados, dormir em uma posição desconfortável, estresse, manipulação quiroprática ou uso de colares pesados.

O paciente com cervicalgia costuma adquirir uma atitude de defesa e rigidez dos movimentos. Também ocorre uma alteração na mobilidade do pescoço e a dor durante a palpação da musculatura do pescoço.

Transtornos dos discos (hérnias e protusões)

O disco vertebral não tem poder de cicatrização, uma vez que não há circulação sanguínea em seu interior. Sendo assim, uma vez que o disco intervertebral se rompe, fica comprometida a estabilidade desta unidade funcional, o que, aos poucos, reduz a sua capacidade de suportar cargas de pressão.O paciente então passa a sentir cansaço, dores regionais segmentares no tronco ou dores irradiadas para os membros.

Artrose facetária

A artrose facetária consiste no desgaste degenerativo da articulação que leva à inflamação. O paciente relata dor que se apresenta no pescoço e ombros e na parte inferior das costas, em alguns casos irradiando para as nádegas e coxas.

Em geral está associada a outras patologias dos discos intervertebrais dificultando assim seu diagnóstico.

Má postura

A postura corporal é como você mantém ou apoia seu corpo de maneira estática ou em movimento, quando está sentado ou dormindo, quando caminha ou quando levanta peso. A má postura corporal pode levar a distúrbios físicos e funcionais que, se não forem tratados, afetam a qualidade de vida do indivíduo.

Ciatalgia

Dor que irradia ao longo do nervo ciático, que desce por uma ou ambas as pernas a partir da lombar. A principal causa é quando uma hérnia de disco ou um esporão na coluna pressionam o nervo.

A dor tem origem na coluna e se irradia para a parte traseira da perna. Geralmente, a ciática afeta apenas um lado do corpo e o tratamento é feito com uso de medicação para dor e fisioterapia.

Espondilólise/Espondilolistese

É uma anormalidade estrutural da coluna, correspondente a um defeito no segmento interarticular que gera uma perda de continuidade óssea na região.

Geralmente, a espondilolistese é assintomática. No entanto, pode manifestar-se dor lombar e até mesmo ciática bilateral até às nádegas ou face posterior das coxas. A dor poderá ser leve ou moderada, piorando com movimentos de extensão e rotação.

Estenose canal medular

A estenose do canal medular lombar (ECL) é o estreitamento do canal da medula lombar, que pressiona a corda ou as raízes do nervo isquiático antes da saída pelo forame. Ela pode ser congênita ou adquirida, envolvendo as colunas cervical ou lombar.

Escoliose/Cifose

A escoliose é uma deformidade vertebral muito comum, definida como uma curvatura lateral da coluna e caracterizada por profundas alterações estruturais. Muitas vezes, ela está associada à rotação das vértebras e, dependendo do grau da escoliose, pode haver diminuição da capacidade da expansão torácica.

A cifose ou corcunda geralmente se refere a uma coluna com curvatura anormal para frente. Algumas pessoas sentem dor e rigidez nas costas enquanto outras não apresentam nenhum sintoma, apenas um arredondamento acentuado.

Caso você tenha uma doença na coluna vertebral, sempre procure por um médico capacitado.

Localizado nos Jardins, o Instituto Salute fica dentro de uma clínica ortopédica onde também estão dois grupos de fisioterapia (ITC Vertebral e Instituto Trata) e um grupo de Pilates. Todos atuam de forma integrada, facilitando a comunicação entre os profissionais envolvidos no tratamento dos pacientes.

O objetivo do Instituto Salute é resolver os problemas dos pacientes de forma individualizada e integrada, oferecendo soluções reais e conforto em todas as esferas relacionadas ao tratamento.

Doutor Denis

Dr. Denis Seguchi Sakai

Médico Ortopedista especialista Coluna, pela Santa Casa de São Paulo. É Membro da American Spinal Injury Society (ASIA), Membro da Scoliosis Research Society (SRS), Membro da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Blog e Artigos