Benefícios da Acupuntura no Esporte - Instituto Salute
Home » Artigos » Joelho » Benefícios da Acupuntura no Esporte

Você é Atleta profissional? Ou então gosta de dar aquela corridinha no final do dia? Está louco para poder reunir os amigos para uma partida de futebol no final de semana? Infelizmente, ninguém está livre das temidas lesões, não importa se você pratica atividade física todo dia ou não.

Aquela dorzinha no joelho ou no seu tornozelo já te impediu de realizar algum treino? Com as atividades físicas sozinho em casa, você tem sentido a sua lombar mais dolorida, atenção!

Para quem pratica atividade física com regularidade ou até de maneira profissional sabe que a dor pode até ser uma companheira mas não pode atrapalhar. Quando ela começa a incomodar e você percebe que não está atingindo seu melhor potencial é bom ficar de olho.

Com o auxílio da acupuntura, o caminho é a prevenção. A dor é na verdade nossa aliada. É um sinal de alerta e quanto mais rapidamente identificada e adequadamente tratada maiores são as chances de sucesso do tratamento e de se evitar lesões mais graves e muitas vezes irreversíveis. 

A acupuntura também tem papel interessante em conjunto com medidas de reabilitação. A acupuntura pode trazer alívio dos sintomas e proporcionar mais conforto na hora de realizar as atividades de reabilitação na fisioterapia, por exemplo. Um tratamento bem estruturado e planejado, ajuda a prevenir o retorno da lesão, permitindo que o corpo se recupere e se fortaleça, evitando o retorno da dor e aparecimento de novas lesões quando o paciente for retornar à prática da atividade física.

Para quem está em busca de vencer algum desafio ou é atleta profissional também pode se beneficiar. Com o tratamento da acupuntura, poderá manter sua rotina de treinos, e dessa maneira, não perder o foco no seu objetivo final. Em alguns casos, auxiliando no controle da ansiedade e proporcionando melhor qualidade de sono o praticante de esportes pode se sentir ainda mais motivado e disposto para seus treinos. Afinal, já dizia o velho ditado: mente sã, corpo são.

A atividade física deve ser um momento de lazer e prazeroso, porém com dor esse momento pode ser mais um fator de estresse no  dia-a-dia. E podemos acabar num ciclo vicioso onde treinamos para não ter dor mas os treinos geram mais dor. Seja gentil com o seu corpo e ouça seus sinais. 

Dra. Mariana Ishibara

Blog e Artigos