6 cuidados na corrida em tempos de Covid19 - Instituto Salute
Home » Artigos » Joelho » 6 cuidados na corrida em tempos de Covid19

A corrida teve um grande número de novos adeptos nas últimas décadas, e com a quarentena, praticantes que estão seguindo à risca o #ficaemcasa estão se desdobrando para não perderem a forma. Teve gente que até correu maratona na varanda do apartamento, indo e voltando num curto espaço por horas. Outros substituíram a corrida por bicicleta ergométrica e transport, para manter alguma atividade aeróbica. Uma dica importante para estas pessoas, é caprichar em exercícios de core, voltados para o abdome, quadril e lombar, pois esta musculatura é estabilizadora da marcha e da corrida, e deixando-a mais forte e preparada, ajudará no retorno à corrida. Como indicação desses exercícios, nesse link …. vocês podem encontrar tais exercícios demonstrados de forma prática.

Para as pessoas que não aderiram ao fica em casa e estão saindo para correr, é bom tomar alguns cuidados para não se contaminarem com o Covid19:

  1.  Correr longe de outras pessoas (há um estudo belga recomendando  manter pelo menos 4 metros de distância para caminhadas e 10 metros para corrida);
  2. Usar máscara, talvez seja uma solução para os momentos que a pessoa passa perto de outras;
  3. Certificar-se que as mãos estão limpas no início da corrida, para os momentos que passamos a mão no rosto não contaminar;
  4. Não correr próximo a hospitais que circulem pacientes com Covid19;
  5. Colocar toda roupa para lavar ao entrar em casa e deixar o calçado ao sol;
  6. Evitar treinos extenuantes, pois isso pode afetar o sistema imunológico e facilitar o contágio.

Essas são algumas recomendações que talvez ajudem a diminuir o risco de contaminação, porém é difícil quantificar quanto isso realmente previne e se realmente previne, mas na dúvida, melhor seguir as recomendações. Os exercícios citados acima para quem não está correndo, também são muito importantes para quem corre, para melhorar o desempenho e proteger de lesões.

Amanhã, dia 19/5/2020 às 18:00, realizaremos uma Live: “Bate bola com os especialistas sobre corrida”, com a presença de ortopedistas do Instituto Salute e o fisioterapeuta Prof. Dr. Thiago Fukuda, especialista em corrida, e abordaremos diversos aspectos da corrida. 

Blog e Artigos